quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A sociedade em rede

Alunas: Luciene G. De Paula Pedagogia 6° Período Noite
Kátia Maria de Oliveira Campus: Aimores
Pamela Martins Botelho
Rebeca Pocceschi G.Breda

Resenha
A internet nos últimos anos se tornou uma importante ferramenta na vida das pessoas, tanto no lado profissional quanto no pessoal. Antigamente a forma de se comunicar em rede era por meio de grupos que se reuniam para se interagirem e trocarem informações, o que hoje acontece nos sites de relacionamento e busca, através da internet.
Com o avanço da tecnologia os educadores devem aprender a utilizar essa ferramenta como meio educativo, estando preparados para atender aos alunos que no mundo globalizado já sabem utilizar a internet. Através da internet podemos nos comunicar com diversas pessoas ao mesmo tempo em diferentes lugares. Mesmo com tamanha proporção que a internet oferece algumas pessoas ainda desconhecem essa ferramenta e acabam sendo excluídas pela sociedade.
O acesso a essa nova tecnologia mesmo sendo recente se tornou essencial, assumindo vários campos de atuação dentro da sociedade, sendo um meio avançado à rede pode ter falhas como, por exemplo, parar sistemas bancários, sistemas de telecomunicações e outros demais. Infelizmente a internet não é utilizada apenas para meios legais, algumas pessoas chamadas crackes, usam a rede para prejudicar parte da sociedade. Há também pessoas que utilizam os sites de relacionamento para difamar a imagem de um sujeito.
Referência Bibliográfica
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. 243 p.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cláudia Ferreira 20/11/2008

Observação feita no Condominio Santa Helena Wilson Modesto Ribeiro, 150 bairro Ipiranga. Por meio desse trabalho aprendi o quanto é importante as brincadeiras na vida de uma criança, como conceitos, preconceitos e valores. Nela se expressam nossas múltiplas belezas, como também as mais sutis e grotescas mazelas humanas e sociais. Expressões humanas como a competição, a brutalidade, a delicadeza, o sentimento de exclusão e inclusão, os combinados coletivos; o respeito e o desrespeito. Na vivência da brincadeira se materializavam as trajetórias singulares de vida das crianças, seus valores, suas experiências. Ainda que fora dos pradões com que os adultos costumam identificar o brincar, todas as crianças brincam. As crianças que moram na favela, crianças de classe média em seus condomínios e apartamentos. Crianças que ficam enfrente da televisão, as crianças que vivem na rua. As que constroem conhecimento e vivem relações sociais repleta de valores e significados.

RENATA MAGALHÃES - 20/11/08 OBSERVAÇÃO

A NOSSA OBSERVAÇÃO FOI REALIZADA NO CONDOMÍNIO QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA VÁRIOS AMBIENTES COMO BOSQUE PARQUE DE DIVERSÕES, RAMPA DE SKATE, QUADRA DE FUTEBOL, PISCINAS. INICIALMENTE OBSERVAMOS GRUPOS DE CRIANÇAS DE IDADES VARIADAS NOS FINAIS DE SEMANA DURANTE 3 SEMANAS NESTE PERÍODO OBSERVAMOS COMA AS CRIANÇAS SE ORGANIZAM, DIALOGAM, ESCOLHEM SEUS PARCEIROS, RELACIONAM-SE ESTABELECEM REGRAS E FAZEM SUAS DESCOBERTAS.
POSTERIORMENTE TIVEMOS A OPOTUNIDADE DE OBSERVÁ-LAS POR MAIS 4 DIAS PERÍODO EM QUE SEPARAMOS OS GRUPO POR FAIXA ETÁRIA DE 3 A 8 ANOS CONSIDERANDO QUE ONOSSO OBJETO DE PESQUISA É ENTENDER COMO O BRINCAR INTERFERE NA FORMAÇÃO SOCIAL E CULTURAL DA CRIANÇA.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

LUCIENE G. DA SILVA 19/11/2009

Observação feita no Condominio Santa Helena Wilson Modesto Ribeiro, 150 bairro Ipiranga. Observei crianças na faixa etária de 3 à 7 anos de idade. Durante o período de observação, percebi que as crianças desceram do prédio acompanhas por um adulto, o qual ficou o tempo todo por perto olhando as brincadeiras das crianças. As crianças se separavam em grupos de meninos e meninas. Os meninos brincavam de bola, corrida, lutinhas e guerrinhas, já as meninas brincavam de boneca, casinha e massinha; e sempre que alguma criança começava a brigar ou chorar, um adulto vinha saber o que havia acontecido, e por fim as crianças voltavam a brincar normalmente. Acredito que as brincadeiras infantis, são necessárias para a socialização e a convivência entre as pessoas, apesar de momentos de briga e até mesmo choro, o que faz parte do relacionamento interpessoal.

vanda observação

Obeservação: Condomínio Santa Helena Wilson Modesto Ribeiro, 150. Bairro Ipiranga. Domingo à tarde.
Notei durante está observação que as crianças com idade de 6 anos gostavam de brincar com algumas bricadeiras. Ex: pique esconde e pega-pega. Já os menores com idade de 4 anos optavam pelas brincadeiras com brinquedos: bonecas, carrinhos, bicicletas entre outros. As criaças maiores brincavam entre si respeitando nomas e regras para suas bincadeiras, o ultimo a ser batido no pique esconde salva todos. Já as de 4 anos usavam muito a fantasia e imaginação. Brincavam de casinha, mamãe e papai, bonecas que pareciam bebê de verdade, bicicleta. Os adultos quase não interferiam nas brincadeiras a não ser para resolver alguma confusão que as mesmas não conseguiam resolver. Com essa observação pude perceber que a cultura infantil e um fator muito imporatante e excencial para as crianças deixar que elas vivam os seus momentos sem intervenção dos adultos. Também pude observar uma pequena variação entre as idades e os tipos de brincadeiras entre as elas dando a intender que em cada idade a criança vivencia o seu momento de imaginar, criar.

Sandra Carolina

A observação feita no Condominio Santa Helena Wilson Modesto Ribeiro, 150 bairro Ipiranga. As crianças que observamos foi na faixa de quatro a seis anos meninas e meninos. Eu particularmente observei que as crianças brincam em grupos de meninas e meninos. As meninas gostam muito de maquiagem, brincar de mamãe filhinha e não ficam muito avontade na presença de adultos elas preferem ficar sozinhas entre elas. Os meninos gostam muito de lutinhas, figurinhas e bola, bola eles adoram. É engraçado como os meninos e meninas não se misturam nesta idade. Achei interessante podermos fazer essa observação para sabermos como as crianças se comportam nesta idade, e quais são as brincadeiras que eles mais gostam.

Abraços.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Geovania de Oliveira

A observação foi feita no condomínio Santa Helena Wilson Modesto Ribeiro, 150. Bairro Ipiranga
A observação foi realizada com crianças de idade entre quatro a seis anos. A observação foi muito válida, durante o período de observação pude perceber que as crianças brincam sempre em grupos de meninas e meninos. Brincam, brigam, mas logo voltam a brincar juntas novamente. Tem brincadeiras variadas. Pelo o que vi gostam de brincar em uma caixa de areia que tem no condomínio, lá tem um parquinho com vários brinquedos, é um condomínio muito grande com muitas crianças. Observei também que os meninos brincam de lutinhas e guerrinhas, enquanto as meninas preferem as brincadeiras de princesas, maquiagem, escorregador e outros.