quarta-feira, 19 de novembro de 2008

vanda observação

Obeservação: Condomínio Santa Helena Wilson Modesto Ribeiro, 150. Bairro Ipiranga. Domingo à tarde.
Notei durante está observação que as crianças com idade de 6 anos gostavam de brincar com algumas bricadeiras. Ex: pique esconde e pega-pega. Já os menores com idade de 4 anos optavam pelas brincadeiras com brinquedos: bonecas, carrinhos, bicicletas entre outros. As criaças maiores brincavam entre si respeitando nomas e regras para suas bincadeiras, o ultimo a ser batido no pique esconde salva todos. Já as de 4 anos usavam muito a fantasia e imaginação. Brincavam de casinha, mamãe e papai, bonecas que pareciam bebê de verdade, bicicleta. Os adultos quase não interferiam nas brincadeiras a não ser para resolver alguma confusão que as mesmas não conseguiam resolver. Com essa observação pude perceber que a cultura infantil e um fator muito imporatante e excencial para as crianças deixar que elas vivam os seus momentos sem intervenção dos adultos. Também pude observar uma pequena variação entre as idades e os tipos de brincadeiras entre as elas dando a intender que em cada idade a criança vivencia o seu momento de imaginar, criar.

Nenhum comentário: