Estou lendo um artigo que foi publicado pela Professora adjunta do Departamento de Educação - DECC da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Este artigo é parte do texto: Infâncias e Crianças: O que nós adultos sabemos sobre elas? Que será publicado no Centro de Informação sobre a Criança - CEDIC, UMINHO - Instituto de Estudos da Criança - Braga, Portugal 2004. O artigo começa com um trecho de Rubem Alves que gostaria de sita-lo:
“Até que chegou o dia em que lhe foi dito: - É preciso ir para a escola. Todos os meninos vão. Para se transformarem em gente. Deixar as coisas de criança. Em cada criança brincante dorme um adulto produtivo. É preciso que o adulto produtivo devore a criança inútil. E assim aconteceu. Há certos golpes do destino contra os quais é inútil lutar (...)”
(Rubem Alves)
O presente artigo nós mostra breves reflexões sobre o surgimento da idéia da infância. Existem estudos que resgatam a concepção da infância na história da humanidade e alguns autores como, (Ariès, 1981; Charlot, 1983; Snyders, 1984; Sarmento e Pinto, 1997)relatão de forma geral que esses estudos esclarecem que as crianças sempre existiram desde os primeiros registros históricos, ela menciona neste artigo o resgate das infâncias e culturas infantis na formação de educadoras “Partindo destas reflexões é possível pensar sobre as repercussões deste sentimento de infância ou dos significados que nós adultos atribuímos às crianças e às suas culturas”.
Bom esse e parte do artigo que encontrei e estou terminando de ler espero que essas leituras contribuam bastate para o nosso desempenho no trabalho agora deixa eu ir vou tentar descançar um pouco abraço a todas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Muito boa a sua entrada. Espero que os outros comentem a respeito.
RENATA 26/08/2008
OI, VANDA GOSTEI MUITO DO ARTIGO CONCERTEZA ELE VAI CONTRIBUIR COM O NOSSO TRABALHO.
Vanda,achei o artigo que você encontrou muito interessante. Quero que após sua leitura, você me empreste para dar uma lida.
Os autores citados no artigo poderão ser fonte de referências no trabalho.
Um abraço Simone
Postar um comentário